PÁGINA EM CONSTRUÇÃO…

O Games Comenius é um projeto de mídia-educação que investiga como um jogo digital pode estimular alunos de licenciatura e professores a utilizar as mídias na sala de aula, para educar “com”, “sobre” e “através” delas.
Mídia-educação é um campo relativamente novo, porém extremamente significativo para que a escola cumpra sua função social de promover aos cidadãos as premissas indispensáveis que possibilitem sua participação social.
Reconhecer, interpretar e ter conhecimentos de uso das mídias é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações e, portanto, é indispensável na formação de educadores (BÉVORT, BELLONI, 2009).

A professora doutora Dulce Márcia Cruz, percebendo a dificuldade dos adultos sem amplo letramento midiático nas formações de professores da pedagogia da UFSC, buscou conciliar um projeto que abarcasse o papel formativo e a sua linha de pesquisa “Educação, Comunicação e Mídias”, no grupo de pesquisa a qual coordena – Edumídia. Traduzindo e ampliando o que já realizava nas disciplinas as quais ministrava, em um jogo pedagógico que simula a sala de aula, apresenta conceitualmente as mídias e propõe a realização de planejamentos didáticos com uso crítico das mídias.

Games Comenius é um conjunto de: jogos digitais, jogos de mesa, pesquisas, oficinas de formação e curso voltados para professores e estudantes de licenciatura, que pretende promover a diversificação de recursos e práticas didáticas incentivando o uso de diferentes mídias integradas ao planejamento da aula. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizado por uma ampla equipe transicional. Integrantes que participaram periodicamente a partir da aproximação com o projeto em bolsas de pesquisa (PIBIC), bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), bolsa de extensão (PROBOLSAS/PROEX) ou orientação para Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC), Mestrados e Doutorados, com a professora Dulce Márcia Cruz. Equipe que se subdividia em diferentes áreas de elaboração do jogo, como por exemplo: pedagógico, design e programação.

Como ficou sua carta Professor