Comenius Pocket

Comenius Pocket é um jogo de planejamento de aulas com mídias composto por cinco missões. Cada baralho é feito para ser jogado por um grupo de até seis pessoas, de modo presencial, em cinco rodadas. O jogo têm dois modos, o modo JOGADOR e o modo CRIADOR.

Recomendamos que seja jogado primeiro o modo JOGADOR. Após cinco rodadas, coloque a turma para criar e jogar seu próprio Comenius Pocket. 

Imprima e Jogue agora!

O Comenius Pocket está disponível gratuitamente para download em 3 línguas sendo elas: Português, Espanhol e Inglês.
Você pode acessar os links clicando nas imagens abaixo:

Como Jogar

  • Um jogador (mediador) se encarrega de ler as regras, distribuir as cartas e mediar as discussões e avaliações.
  • As cartas são divididas em pilhas, viradas para baixo, separadas por cores.
  • Cada rodada consiste nas seguintes etapas:
    • 1.Desafio da Rodada
    • 2.Planejamento
    • 3.Imprevisto
    • 4.Pontuação
  • O vencedor de cada rodada ganha uma carta Inspiração (em caso de empate ambos ganham). 
  • O jogo termina após a 5ª rodada. 
  • Vence quem somar mais cartas Inspiração.
  • É possível ajustar o número de rodadas de acordo com a preferência do grupo.
  • Bom divertimento e boa aula! 

Rodada:

Desafio da Rodada

  • Em cada rodada, cada jogador recebe cinco cartas azuis (Mídias e Bônus).
  • Jogadores decidem para qual nível de ensino irão planejar a aula. O mediador pega uma carta Professor e lê em voz alta o pedido de ajuda.

Planejamento

  • Cada jogador faz seu planejamento com apenas UMA MÍDIA (exemplo: quadro) ou DUAS, se usar a carta Sala Multimeios ou a carta Aula Dinâmica. 
  • Pode acrescentar no seu planejamento quantas cartas BÔNUS achar adequado para apoiar sua aula. As cartas Bônus (exemplo: biblioteca) podem ser usadas para agregar mais pontos a certas mídias, afetando todos ou alguns jogadores.
  • Nas cartas Bônus, o ícone faz subir um nível na pontuação.
  • Jogadores colocam as cartas escolhidas viradas para baixo sobre a mesa.
  • Após todos os jogadores decidirem suas ações, as cartas são reveladas. 
  • Cada jogador explica brevemente como pretende usar a mídia escolhida para lecionar uma boa aula naquele contexto.

Imprevisto

  • Após a apresentação de todos os planejamentos, uma carta imprevisto é retirada e lida.
  • O imprevisto pode afetar todos ou alguns jogadores, de acordo com a descrição da carta.
  • Nas cartas Imprevisto, o ícone faz descer um nível na pontuação.
  • Jogadores podem discutir sobre como resolveriam o problema trazido pelo imprevisto.
  • O Grupo decide se essas novas soluções podem ou não mudar a pontuação final.

Pontuação

O mediador lê a avaliação da missão que consta do verso da carta Professor.

Lê a explicação da pontuação para cada mídia e o ícone de valor correspondente ao planejamento.

Regular         Bom         Muito Bom        Excelente

O grupo pode discutir e decidir coletivamente sobre ajustes na pontuação, considerando a qualidade das propostas de aulas apresentadas pelos jogadores comparada com do que foi descrito na carta Professor.

Quem tiver a maior pontuação ganha uma carta Inspiração, inclusive se houver empate.

Nova rodada

Todas as cartas utilizadas voltam para os montes.

Cada jogador recebe cinco novas cartas azuis para recomeçar a cada vez.

As etapas são repetidas até finalizar cinco rodadas.

Ganha o jogo quem tiver mais cartas Inspiração.

Comenius Pocket é um jogo para incentivar professores e futuros professores a refletir sobre suas práticas docentes. Caso você seja o(a) formador(a), sugerimos que você se familiarize com as regras antes de utilizar em uma aula, curso ou oficina. Uma boa ideia é jogar com amigos antes de oferecer em um ambiente profissional. As regras devem ser consideradas uma base, e conforme você se sente seguro(a) com a dinâmica fique à vontade para fazer adaptações para o seu contexto de uso. O objetivo do jogo é encorajar o diálogo contextualizado sobre diferentes formas de preparar e executar uma aula, de forma divertida e construtiva. Sua mediação será essencial para a riqueza da experiência.

Sua função será tirar dúvidas, conduzir o grupo, motivar os jogadores e adaptar o jogo ao seu contexto. Perceba e conduza o grupo se ele estiver demasiadamente competitivo ou prolixo. Embora o jogo tenha sido pensado para grupos de 3 a 5 jogadores, é possível que cada dupla ou grupo de pessoas participe e tome decisões como se fosse um jogador, de forma a envolver uma turma inteira. Em turmas grandes será ainda mais importante sua mediação, especialmente para dinamizar as negociações de ajuste a pontuação. O jogo acompanha apenas 5 cartas de professor, pois a proposta é que se jogue algumas poucas rodadas e depois se utilize o modo criativo.

No Modo Criador, os jogadores podem escrever suas próprias missões e criar novas cartas, exceto as de mídias. É possível cada jogador ou dupla criar e mediar a rodada com sua proposta, quantas vezes quiserem. Podem ser decididos os níveis de ensino, temática e conteúdos das novas cartas de forma livre e de acordo com o interesse do contexto, sempre mantendo o objetivo de planejar a melhor aula com as mídias do Comenius Pocket.

Educar “COM” a mídia: uso como ferramenta didática, como instrumento de apoio para professor que está atuando na sala de aula. “PARA” ou “SOBRE”: estudar a mídia, sua linguagem, características, efeitos, modos de produção, condições econômicas, culturais e ideológicas que influenciam sua produção. O objetivo é a apropriação crítica sobre os conteúdos das mensagens e também das práticas que ela permite ou incentiva. “ATRAVÉS” da mídia: incentivar a habilidade de produção, instrumento de criação e de autoria, em atividades práticas voltadas para o protagonismo dos alunos. (Cruz; Ramos, 2020)

 

O jogo foi feito para professores e futuros professores. Porém, o público-alvo mais interessado no produto não seriam os professores, mas os responsáveis pela sua formação, como por exemplo:
• Coordenadores de cursos, sejam de instituições públicas ou privadas, do ensino fundamental, médio ou superior, que queiram promover formação para sua equipe.
• Profissionais de apoio pedagógico.
• Secretarias municipais ou estaduais de educação, que busquem formações continuadas inovadoras.
• Professores dos cursos de pedagogia ou cursos de licenciatura, que queiram utilizar em sala de aula com seus estudantes.
Como o Comenius Pocket trabalha com contextos adaptativos, o jogo pode ser utilizado pelo corpo docente (professores) de praticamente qualquer instituição de ensino. 
Pode-se destacar, também, o potencial do jogo para ser utilizado com estudantes – ou seja, futuros professores. Em levantamento de 2017, no Brasil havia 710 mil estudantes de pedagogia, além de 185 mil estudantes de educação física, 95 mil em licenciatura em matemática, 90 mil em licenciatura em história, 83 mil em licenciatura biologia, além das outras licenciaturas (português, geografia, química etc.).   
  

O jogo Comenius Pocket é uma criação de Rafael Marques de Albuquerque, professor de game design da Universidade do Vale do Itajaí (SC), titulado doutor em educação pela Universidade de Nottingham (Inglaterra), e bacharel e mestre em design gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC).

Ele foi produzido sob a supervisão e apoio da Professora Doutora Dulce Márcia Cruz, do departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, e do grupo de pesquisa Edumídia (UFSC). 

Produtora: Dulce Márcia Cruz

Game design e direção criativa: Rafael Marques de Albuquerque

Artes: João Laureth

Personagens: Flavia Cristina Palla Ferrato.

Design gráfico e revisão: Claiton Felippe Lucena

O Comenius Pocket foi desenvolvido em 2019 como uma complementação aos jogos digitais da série Comenius, desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Edumídia (UFSC), com o objetivo de fomentar o uso de mídias nas escolas e melhorar a qualidade da educação no Brasil. Conforme as testagens com usuários da versão Comenius Pocket de cartas mostraram seu grande potencial, surgiu a ideia de publicar o jogo separadamente. Ele já possui a arte finalizada para as cartas, além de ter passado por vários testes com jogadores em oficinas de formação.

O jogo foi enviado para o festival de jogos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital em 2019, no Rio de Janeiro, e tornou-se finalista na categoria “Melhor jogo de outras plataformas”, reservado para jogos de cartas e tabuleiro.

Como ficou sua carta Professor