Comenius Pocket é um jogo de planejamento de aulas com mídias composto por cinco missões. Cada baralho é feito para ser jogado por um grupo de até seis pessoas, de modo presencial, em cinco rodadas. O jogo têm dois modos, o modo JOGADOR e o modo CRIADOR.
Recomendamos que seja jogado primeiro o modo JOGADOR. Após cinco rodadas, coloque a turma para criar e jogar seu próprio Comenius Pocket.
O Comenius Pocket está disponível gratuitamente para download em 3 línguas sendo elas: Português, Espanhol e Inglês.
Você pode acessar os links clicando nas imagens abaixo:
O mediador lê a avaliação da missão que consta do verso da carta Professor.
Lê a explicação da pontuação para cada mídia e o ícone de valor correspondente ao planejamento.
Regular Bom Muito Bom Excelente
O grupo pode discutir e decidir coletivamente sobre ajustes na pontuação, considerando a qualidade das propostas de aulas apresentadas pelos jogadores comparada com do que foi descrito na carta Professor.
Quem tiver a maior pontuação ganha uma carta Inspiração, inclusive se houver empate.
Todas as cartas utilizadas voltam para os montes.
Cada jogador recebe cinco novas cartas azuis para recomeçar a cada vez.
As etapas são repetidas até finalizar cinco rodadas.
Ganha o jogo quem tiver mais cartas Inspiração.
Comenius Pocket é um jogo para incentivar professores e futuros professores a refletir sobre suas práticas docentes. Caso você seja o(a) formador(a), sugerimos que você se familiarize com as regras antes de utilizar em uma aula, curso ou oficina. Uma boa ideia é jogar com amigos antes de oferecer em um ambiente profissional. As regras devem ser consideradas uma base, e conforme você se sente seguro(a) com a dinâmica fique à vontade para fazer adaptações para o seu contexto de uso. O objetivo do jogo é encorajar o diálogo contextualizado sobre diferentes formas de preparar e executar uma aula, de forma divertida e construtiva. Sua mediação será essencial para a riqueza da experiência.
Sua função será tirar dúvidas, conduzir o grupo, motivar os jogadores e adaptar o jogo ao seu contexto. Perceba e conduza o grupo se ele estiver demasiadamente competitivo ou prolixo. Embora o jogo tenha sido pensado para grupos de 3 a 5 jogadores, é possível que cada dupla ou grupo de pessoas participe e tome decisões como se fosse um jogador, de forma a envolver uma turma inteira. Em turmas grandes será ainda mais importante sua mediação, especialmente para dinamizar as negociações de ajuste a pontuação. O jogo acompanha apenas 5 cartas de professor, pois a proposta é que se jogue algumas poucas rodadas e depois se utilize o modo criativo.
No Modo Criador, os jogadores podem escrever suas próprias missões e criar novas cartas, exceto as de mídias. É possível cada jogador ou dupla criar e mediar a rodada com sua proposta, quantas vezes quiserem. Podem ser decididos os níveis de ensino, temática e conteúdos das novas cartas de forma livre e de acordo com o interesse do contexto, sempre mantendo o objetivo de planejar a melhor aula com as mídias do Comenius Pocket.
Educar “COM” a mídia: uso como ferramenta didática, como instrumento de apoio para professor que está atuando na sala de aula. “PARA” ou “SOBRE”: estudar a mídia, sua linguagem, características, efeitos, modos de produção, condições econômicas, culturais e ideológicas que influenciam sua produção. O objetivo é a apropriação crítica sobre os conteúdos das mensagens e também das práticas que ela permite ou incentiva. “ATRAVÉS” da mídia: incentivar a habilidade de produção, instrumento de criação e de autoria, em atividades práticas voltadas para o protagonismo dos alunos. (Cruz; Ramos, 2020)
O jogo Comenius Pocket é uma criação de Rafael Marques de Albuquerque, professor de game design da Universidade do Vale do Itajaí (SC), titulado doutor em educação pela Universidade de Nottingham (Inglaterra), e bacharel e mestre em design gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC).
Ele foi produzido sob a supervisão e apoio da Professora Doutora Dulce Márcia Cruz, do departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, e do grupo de pesquisa Edumídia (UFSC).
Produtora: Dulce Márcia Cruz
Game design e direção criativa: Rafael Marques de Albuquerque
Artes: João Laureth
Personagens: Flavia Cristina Palla Ferrato.
Design gráfico e revisão: Claiton Felippe Lucena
O Comenius Pocket foi desenvolvido em 2019 como uma complementação aos jogos digitais da série Comenius, desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Edumídia (UFSC), com o objetivo de fomentar o uso de mídias nas escolas e melhorar a qualidade da educação no Brasil. Conforme as testagens com usuários da versão Comenius Pocket de cartas mostraram seu grande potencial, surgiu a ideia de publicar o jogo separadamente. Ele já possui a arte finalizada para as cartas, além de ter passado por vários testes com jogadores em oficinas de formação.
O jogo foi enviado para o festival de jogos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital em 2019, no Rio de Janeiro, e tornou-se finalista na categoria “Melhor jogo de outras plataformas”, reservado para jogos de cartas e tabuleiro.