Comenius Pocket

O Comenius Pocket é um jogo de cartas que promove o aprendizado sobre como professores podem utilizar mídias em sala de aula, de forma a tornar suas aulas mais atrativas e relevantes.

Embora seja um jogo divertido e possa ser jogado por qualquer pessoa que goste de pensar a escola, ele foi pensado como instrumento de formação para professores e futuros professores.

Os jogadores são desafiados a planejar aulas sobre diversas matérias utilizando mídias para conseguir vencer. O jogo promove muito diálogo e troca de experiências, de forma que os professores possam repensar suas práticas.

Imprima e Jogue agora!

O Comenius Pocket está disponível gratuitamente para download em 3 línguas sendo elas: Português, Espanhol e Inglês.
Você pode acessar os links clicando nas imagens abaixo:

Como Jogar

Manual do Formador

  • Comenius Pocket é um jogo para incentivar professores e futuros professores a refletir sobre suas práticas docentes, com grupos de 3 a 5 jogadores.
  • Caso você seja o(a) formador(a), sugerimos que você se familiarize com as regras antes de utilizar em aula, curso ou oficina. Uma boa ideia é jogar com amigos antes de oferecer em um ambiente profissional.
  • As regras devem ser consideradas como uma base, conforme você se sente seguro(a) com a dinâmica fique à vontade para fazer adaptações para o seu contexto de uso. O objetivo do jogo é encorajar o diálogo contextualizado sobre diferentes formas de preparar e executar uma aula, de forma divertida e construtiva. Sua mediação será essencial para a riqueza da experiência.
  • O jogo acompanha apenas 5 cartas de professor, pois a proposta é que se jogue algumas poucas rodadas e depois se utilize o modo criativo.

Preparando a mesa

  • O primeiro passo para começar a jogar é separar as cartas Professor, Recurso , Inspiração e Imprevisto em montes (pilha de cartas viradas para baixo) separados.
  • Após separar as cartas entregue 5 cartas Recurso e uma carta Inspiração para cada jogador.

Rodada

    • Cada rodada consiste nas seguintes etapas: Desafio da Rodada, Planejamento, Pontuação.
    • O jogo termina após a 5ª rodada, sendo o vencedor aquele que tiver mais pontos.
    • É possível ajustar o número de rodadas de acordo com a preferência do grupo.

Desafio da Rodada

  • Um jogador escolhido pelo grupo ou o mediador pega uma carta Professor e lê em voz alta o pedido de ajuda descrito na parte externa da carta.
  • O pedido de ajuda define o cenário para o planejamento da aula.
  • É recomendado definir o nível de ensino da turma fictícia para melhor planejar a aula.
  • É opcional utilizar a carta Inspiração para guiar o planejamento na rodada.

Planejamento

  • Cada jogador escolhe uma carta de mídia da mão (exemplo: quadro negro) para utilizar no planejamento e colocar virada para baixo sobre a mesa.
  • As cartas planejamento (exemplo: biblioteca) podem ser usadas para agregar mais pontos a certas mídias, afetando todos os jogadores.
  • Após todos os jogadores decidirem suas ações, as cartas de mídia são reveladas e cada jogador explica brevemente como pretende usar a mídia escolhida para lecionar uma boa aula naquele contexto.

Imprevisto

  • Após a apresentação dos planejamentos, uma carta imprevisto é retirada e lida.
  • O imprevisto pode afetar todos ou alguns jogadores, de acordo com a descrição da carta.

Pontuação

  • Para marcar os pontos, deve-se abrir a carta professor.
  • O grupo pode discutir e decidir coletivamente sobre ajustes na pontuação, considerando se as propostas dos jogadores foram melhores ou piores do que o descrito na carta professor, podendo considerar a utilização da carta inspiração.

Nova rodada

  • Todas as cartas utilizadas na rodada voltam para os montes.
  • Cada jogador pega um número de cartas Recurso suficientes para completar 5 cartas na mão.
  • Cada Jogador pega uma nova carta Inspiração

Ficou com dúvida? assista nosso tutorial completo:

Cartas

No Início de cada rodada uma carta Professor é escolhida para guiar o planejamento dos jogadores durante a rodada.

 

Parte externa da carta:

Apenas o texto da parte externa da carta Professor deve ser lido no início da rodada, nela será descrito o conteúdo que guiará o planejamento dos jogadores.

 

Parte interna da carta:

Na parte interna da carta fica a pontuação dada para cada mídia nessa rodada e só deverá ser lida aono final da respectiva rodada.

No Início de cada rodada os jogadores ganham uma carta Inspiração:

  • Cada carta Inspiração contém um autor(a) conhecido(a) da área da educação e uma frase dele(a).

 

Regra opcional:

  • Caso o jogador conseguir unir alguma ideia do autor(a) ao seu planejamento ganha +2 na pontuação da rodada.
  • Caso o jogador não utilize a carta inspiração não ganhará os 2 pontos a mais.
  • É discutido entre o grupo se o jogador conseguiu ou não juntar a ideia do(a) autor(a) ao planejamento.

 

No início da primeira rodada cada jogador ganha 5 cartas Recurso, tem dois tipos de cartas Recurso que podem vir:

 

Carta Mídia (frente  azul):

Cada jogador tem que ter pelo menos uma carta Mídia na mão, pois a utilização no planejamento é obrigatória.

É possível usar apenas uma Mídia por rodada, por isso é importante o jogador pensar em como vai utilizá-la em seu planejamento.

 

Carta Planejamento (frente amarela):

A utilização das cartas Planejamento na rodada é opcional, caso o jogador tenha em mãos e melhore a pontuação da mídia escolhida. 

A carta Planejamento amplia a pontuação de uma ou mais mídia em +2 para todos os jogadores na rodada.

Pode ser utilizada quantas cartas Planejamento desejar, lembrando que seu efeito atinge todos os jogadores.

Após cada jogador explicar seu planejamento uma carta Imprevisto é revelada e lida em voz alta.

  • A descrição da carta Imprevisto afeta todas as cartas Mídias citadas
  • Aplicando a desvantagem a todos os jogadores que escolheram alguma das Mídias na rodada.

O jogo foi feito para professores e futuros professores. Porém, o público-alvo mais interessado no produto não seriam os professores, mas os responsáveis pela sua formação, como por exemplo:
• Coordenadores de cursos, sejam de instituições públicas ou privadas, do ensino fundamental, médio ou superior, que queiram promover formação para sua equipe.
• Profissionais de apoio pedagógico.
• Secretarias municipais ou estaduais de educação, que busquem formações continuadas inovadoras.
• Professores dos cursos de pedagogia ou cursos de licenciatura, que queiram utilizar em sala de aula com seus estudantes.
Como o Comenius Pocket trabalha com contextos adaptativos, o jogo pode ser utilizado pelo corpo docente (professores) de praticamente qualquer instituição de ensino. 
Pode-se destacar, também, o potencial do jogo para ser utilizado com estudantes – ou seja, futuros professores. Em levantamento de 2017, no Brasil havia 710 mil estudantes de pedagogia, além de 185 mil estudantes de educação física, 95 mil em licenciatura em matemática, 90 mil em licenciatura em história, 83 mil em licenciatura biologia, além das outras licenciaturas (português, geografia, química etc.).   
 

O jogo Comenius Pocket é uma criação de Rafael Marques de Albuquerque, professor de game design da Universidade do Vale do Itajaí (SC), titulado doutor em educação pela Universidade de Nottingham (Inglaterra), e bacharel e mestre em design gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC).

Ele foi produzido sob a supervisão e apoio da Professora Doutora Dulce Márcia Cruz, do departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, e do grupo de pesquisa Edumídia (UFSC). 

Arte do jogo: João Laureth (cartas) e Flavia Cristina Palla Ferrato (professores).

O Comenius Pocket foi desenvolvido em 2019 como uma complementação aos jogos digitais da série Comenius, desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Edumídia (UFSC), com o objetivo de fomentar o uso de mídias nas escolas e melhorar a qualidade da educação no Brasil. Conforme as testagens com usuários da versão Comenius Pocket de cartas mostraram seu grande potencial, surgiu a ideia de publicar o jogo separadamente. Ele já possui a arte finalizada para as cartas, além de ter passado por vários testes com jogadores em oficinas de formação.

O jogo foi enviado para o festival de jogos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital em 2019, no Rio de Janeiro, e tornou-se finalista na categoria “Melhor jogo de outras plataformas”, reservado para jogos de cartas e tabuleiro.