Top 2 jogos da semana para se utilizar na educação

Resumo:

Os top 2 jogos da semana indicados por alguns professores da UFSC de acordo com uma pesquisa feita em oficinas do GameComenius foram: Kahoot e Coleta Seletiva. A cada semana sairá um resumo de jogos indicados por nós da equipe do GameComenius, fiquem ligados para os próximos posts semanais!!

Kahoot:

No cenário educacional moderno, inovações tecnológicas têm proporcionado oportunidades únicas para tornar o aprendizado mais envolvente e interativo. Um exemplo notável disso é o Kahoot, um jogo educacional que tem conquistado professores e alunos em todo o mundo. Ao primeiro olhar, pode parecer estranho associar jogos a salas de aula, mas, à medida que exploramos o Kahoot, será evidente como essa plataforma transforma a aprendizagem em uma experiência divertida e eficaz.

Link: https://kahoot.com/

Indicação de idade: Qualquer idade

Disciplina: Pode se utilizar em todas as áreas do conhecimento

Como funciona:

O Kahoot é um jogo educacional baseado em questionários que pode ser jogado em sala de aula, reuniões ou até mesmo em qualquer ambiente onde haja um grupo de pessoas, de forma que a interação seja online e de forma simultânea.

Os questionários são criados de acordo com a criatividade e intenção de aplicação no grupo ou individualmente, havendo possibilidade das respostas serem de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e respostas rápidas.

No Kahoot ainda há um sistema de pontuação, onde o professor pode ter um parâmetro geral do que os alunos até então entenderam do conteúdo transmitido. E tudo isso propiciando de forma divertida e interativa para promover o engajamento e a aprendizagem, seja em grupo ou individualmente.

Utilização em sala de aula:

• No meio pedagógico, pode ser utilizado para testar/fazer revisão dos conteúdos trabalhados com os alunos em sala de aula, sanando as dúvidas dos conteúdos que ainda não foram de total entendimento do aluno.

Coleta seletiva:

A conscientização ambiental e a importância da reciclagem nunca foram tão cruciais quanto são hoje. E o aprendizado sobre esses temas não precisa ser entediante ou complicado. O jogo da Coleta Seletiva é uma abordagem inovadora para ensinar não apenas as cores das lixeiras, mas também a prática fundamental de separar resíduos e reciclar. Nesta exploração, vamos descobrir como esse jogo educacional simples, mas eficaz, está ajudando a moldar a próxima geração de cidadãos conscientes do meio ambiente.

Link: https://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/

Indicação de idade: Qualquer idade

Disciplina: Biologia

Como funciona:

O jogo da coleta seletiva é uma atividade que tem como objetivo pensar sobre a importância da separação correta dos resíduos e a prática da reciclagem. Ao iniciar o jogo, as instruções são passadas ao jogador, de forma que ele deve arrastar o lixo em seu devido lugar, de forma dinâmica e direta. Ainda pode se encontrar no jogo algumas informações interessantes a cada etapa concluída.

Além disso, o jogo ainda contribui para a formação de alunos conscientes e comprometidos com o meio ambiente e sua preservação.

O jogo, pode ainda ser adaptado para diferentes faixas etárias e contextos, desde atividades em sala de aula até eventos comunitários.

Utilização em sala de aula:

• Também propõe a memorização das cores usadas nas lixeiras da coleta seletiva, fazendo com que os estudantes compreendam o sistema da reciclagem.
  • Outro modo de uso, poderia ser que após jogar o jogo, criar lixeiras físicas em sala de aula e utilizar o jogo para facilitar a visualização da atividade, e ver se os alunos acertam as cores.